segunda-feira, 26 de outubro de 2009

link para apresentação O OUTRO

Conforme informei no post anterior (O Outro) estou inserindo o link para o trabalho do nosso grupo da aula de Midia, Tecnologia e Educação sobre O OUTRO baseado no livro do Silverstone.

http://www.youtube.com/watch?v=TljsCJ5LIOY

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Outro



Este foi o tema que meu grupo apresentou na aula de Mídia e Tecnologia da Informação. É um tema envolvente e, acredito, bastante enriquecedor para o debate. Minhas companheiras de grupo postarão posteriormente o link para o trabalho que fizemos.



Não exisitimos sem o Outro. É através dele que identificamos as diferenças. Temos que reconhecer o Outro como outro e não como parte de nós. A nossa relação com os outros é o que nos faz perceber que não estamos sózinhos. Este reconhecimento, ou estranhamento, nos assegura que existem relações, diferenças.

Nosso conhecimento, ética, moral, são formados através do relacionamento com o outro, a soma de nossas igualdades e diferenças nos forma.

Esta troca é essencial para a formação de nossas relações sociais, sociedade e para a atransmissão do conhecimento. A questão é como viver juntos? Como estabelecer a troca? Reconhecer igualdades e aprender com as diferenças? Como estabelecer através destas relações códigos que formarão nosso senso comum? Até que ponto a detenção do poder direciona essa troca?

A sociedade moderna e globalizada tende a criar o conceito de todos iguais. Como podemos ser iguais se somos na essência diferentes? Precisamos do distânciamento, da análise crítica para reconhecer e aprender nas diferenças e igualdades, criar padrões que nos façam evoluir. Não podemos supor que queremos todas as mesmas coisas, que pensamos todos da mesma maneira.

O estranhamento, a troca, o intercâmbio de conhecimento, a análise crítica, vão compor a leitura que cada indivíduo faz para contribuir para a formação de uma sociedade rica em relações e experiências, em pensamentos críticos que geram o distânciamento necessário para a transmissão do conhecimento.








sábado, 3 de outubro de 2009

Resuminho da primeira aula misnistrada por ele,que me intererrou mais;Fala basicamente da GLOBALIZAÇÃO
Optei pelo modelo dividido em tópicos importantes que falam do Fordismo e Taylorismo também.
=========================xxx==========================

>> Fordismo - Henry Ford(criador): ao longo do século 20 onde destacavam-se os elementos principais da produção em massa pela linhagem da montagem e produtos de um único tipo.Produção em série;
o Fordismo é um modelo de produção em massa que revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada.
Teve seu ápice nas décadas de 50 e 60,onde deu destaque pelo capitalismo nos famosos Anos Dourados.

>> Taylorismo - Frederick Wislow Taylor( criador): seu estudo baseava-se na administração científica;Dava total ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
Seu objetivo principal era que, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Uma co-participação entre o capital e o trabalho, onde o fruto desse estudo, refletia em menores custos, salários altos e bons níveis de produtividade.
Pela característica final e mais inortante ao meu ver: o seu trabalho,era executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, para q não houvesse desperdício operacional.

Super produção e sua crise:
Na década de 20 a produção drescia em ritmo em média dos 6% a.a.
Os lucros atingem seu maior valor de 35% levando ao Boom
Queda nos anos de 1929 e 1930 no plano financeiro,produção acumuladas e demanda baixa.
Eu diria que nessa parte encaixaria-se a "Lei de Say" ( Jean Batiste Say),onde dava destaque ao produtor,por exemplo que vende seu produto, o dinheiro que obtém com essa venda está sendo gasto com a mesma vontade da venda de seu produto, ou seja, a sua oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos.
Diálogo bem variado tratando a Hermenêutica Diatópica cm assunto central,falarmos mais sobre a Aprendizagem,Educação conteporânea e demais assuntos interessantes abordado em sala de aula.