sábado, 3 de outubro de 2009

Resuminho da primeira aula misnistrada por ele,que me intererrou mais;Fala basicamente da GLOBALIZAÇÃO
Optei pelo modelo dividido em tópicos importantes que falam do Fordismo e Taylorismo também.
=========================xxx==========================

>> Fordismo - Henry Ford(criador): ao longo do século 20 onde destacavam-se os elementos principais da produção em massa pela linhagem da montagem e produtos de um único tipo.Produção em série;
o Fordismo é um modelo de produção em massa que revolucionou a indústria automobilística a partir de janeiro de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada.
Teve seu ápice nas décadas de 50 e 60,onde deu destaque pelo capitalismo nos famosos Anos Dourados.

>> Taylorismo - Frederick Wislow Taylor( criador): seu estudo baseava-se na administração científica;Dava total ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
Seu objetivo principal era que, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Uma co-participação entre o capital e o trabalho, onde o fruto desse estudo, refletia em menores custos, salários altos e bons níveis de produtividade.
Pela característica final e mais inortante ao meu ver: o seu trabalho,era executado de acordo com uma seqüência e um tempo pré-programados, para q não houvesse desperdício operacional.

Super produção e sua crise:
Na década de 20 a produção drescia em ritmo em média dos 6% a.a.
Os lucros atingem seu maior valor de 35% levando ao Boom
Queda nos anos de 1929 e 1930 no plano financeiro,produção acumuladas e demanda baixa.
Eu diria que nessa parte encaixaria-se a "Lei de Say" ( Jean Batiste Say),onde dava destaque ao produtor,por exemplo que vende seu produto, o dinheiro que obtém com essa venda está sendo gasto com a mesma vontade da venda de seu produto, ou seja, a sua oferta de um produto sempre gera demanda por outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário